demo

Ano novo, hábitos novos

Ano novo a vista e nada melhor que repensar o impacto ambiental que provocamos constantemente. Como consciência sem ação não gera mudanças, que tal romper o discurso e enfim adotar práticas novas? O planeta agradece sua contribuição e você ganha mais qualidade de vida, parece uma troca justa não é mesmo?!

Para quem ainda não sabe como começar, segue alguns hábitos que você pode começar colocar em prática.

 

1 – Reduza seu consumo de carne

Calma, nada de pânico nesse momento. Existe um motivo para essa orientação aparentemente radical. Para produção de carne são desperdiçados muitos recursos naturais, principalmente água. Então não custa nada pelo menos uma vez na semana ter uma refeições totalmente vegetarianas. Você descobre novos alimentos, colabora com sua saúde e ainda contribui com o meio ambiente, para que melhor?

 

 

2 – Evite o desperdício de comida

É impressionante  a quantidade de lixo produzido ao longo do ano. E pasmem: um terço é de comida desperdiçada. O que significa mais recursos naturais e dinheiro gastos em vão. Então na hora das compras, dê preferência para quantidades menores e que serão consumidas o quanto antes. Reaproveite a pizza do seguinte para um lanchinho esperto; o arroz para bolinhos fritos, as frutas prestes a estragar servem para fazer uma geléia deliciosa… Enfim com criatividade e consciência você economiza e evita o desperdício.

 

 

3 – Economize energia

Parece meio óbvio sugerir economizar energia, mas acredite é mais necessário do que você imagina. Para geração de energia, recursos naturais são gastos. A menos que você seja adepto de energia renovável, como a eólica e solar. Economize energia! Seu bolso e a água do planeta também agradece.