Resíduos hospitalares precisam de responsabilidade socioambiental
Diariamente os lugares especializados em cuidar da saúde, tais como hospitais e clínicas por exemplo, estão em constante atividade, gerando além do cuidado com a vida, resíduos de serviço de saúde, o que chamamos habitualmente de RSS.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem 5 grupos de classificação dos resíduos hospitalares:
Grupo A (potencialmente infectantes)
Grupo B (químicos)
Grupo C (rejeitos radioativos)
Grupo D (resíduos comuns)
Grupo E (perfurocortantes)
No entanto, apesar de cada um ter sua particularidade, é necessário que esse lixo seja gerido com segurança e responsabilidade socioambiental, pois independente das suas especificidades, eles apresentam riscos de contaminação, seja para outras pessoas ou para o meio ambiente.
Via de regra, todo gestor responsável por instituições de saúde precisa apresentar um plano de gerenciamento dos resíduos gerados, com ações estratégicas de manejo para cada tipo de material a ser descartado. Ter uma empresa especializada para gerir o lixo hospitalar é essencial na hora de garantir que o descarte seja feito da forma correta e dentro das normas de segurança estabelecidas por lei.
Na Ecoservice somos especialistas em gestão total de resíduos, realizando todos os procedimentos necessários para garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente.