demo

Uma vida com menos lixo

 

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz ao longo de um ano? Segundo dados do IBGE, cada brasileiro produziu em 2018 uma média de 378 kg de resíduos. Imagina isso multiplicado pela quantidade de habitantes no país, praticamente inconcebível tanto lixo né?!

Mas olha só: existem algumas medidas que podem ser adotadas diariamente, para ajudar reduzir essa quantidade assustadora de insumos. 

 

1° Repense o uso de tanto plástico

O material plástico é o mais demorado para se decompor, são em média 400 anos. A grande maioria não é totalmente reciclável e seu descarte é realizado de forma indevida. Todos os dias milhares de canudinhos vão parar dentro dos mares e consequentemente na barriga dos animais aquáticos. Existem outras opções para quem não quer abrir mão de canudos, a exemplo de modelos fabricados com vidro e aço inoxidável que podem ser companheiros de bolsa, para usar sempre que precisar.  

 

 2° Carregue sacolas sustentáveis

Toda ida ao mercado é quase inevitável sair de lá sem alguma sacola plástica, afinal não tem como nadar por aí com todas as compras nas mãos, certo?! Errado! A verdade é que uma Ecobag de tecido, pode ser tudo que você precisa. Ela cabe na sua bolsa e é reutilizável. 

 

3° Faça coleta seletiva

A verdade é que no Brasil separar o lixo não é uma prática comum – mas deveria. A coleta seletiva ajuda reaproveitar materiais para reciclagem e os resíduos terem o destino adequado, poupando – ainda que minimamente – o planeta. Mas caso você esteja se questionando como adotar essa prática na sua empresa: não se preocupe, existe a Ecoservice, especialista na gestão de resíduos e descarte ideal do mesmo. 

 

4° Evite alimentos industrializados 

Alimentos industrializados além de não serem saudáveis, a maioria desperdiça bastante recursos da natureza na sua fabricação e para agravar a situação ainda não embalados em materiais não recicláveis. Que tal trocar o pacote de biscoitos por uma fruta? Ou aquele hambúrguer de fast food (muita água é gasta na fabricação dessa carne redonda) por um sanduíche natural feito em casa?